sábado, 10 de outubro de 2015

ADOREI - UM PONTO DE VIRAGEM


Título Original: You’re Not You

Actores: Hilary Swank, Emmy Rossum, Josh Duhamel

Um Ponto de Viragem - Título original: You're Not You

Género: Drama

EUA, 2014, Cores, 102 min.


Kate sofre um duro golpe quando, no auge da sua carreira como pianista clássica, descobre que é portadora de esclerose lateral amiotrófica. 
Sabendo que é uma doença degenerativa que em breve a deixará incapacitada, Evan, o marido, decide contratar alguém para a ajudar. 
É então que conhecem Bec, uma rapariga alegre que precisa de dinheiro para continuar os estudos universitários. 
Apesar da relutância de Evan, que a considera bem-intencionada mas pouco responsável, a espontaneidade de Bec conquista Kate, que a contrata. 
É assim que, entre duas mulheres muito diferentes, nascem laços de amizade profunda. Juntas, elas ver-se-ão crescer como pessoas e aprender a encarar a vida de uma maneira totalmente nova...




Com realização de George C. Wolfe ("O Sorriso das Estrelas"), um filme dramático que adapta ao grande ecrã o romance homónimo de Michelle Wildgen. 
Hilary Swank, Emmy Rossum e Josh Duhamel dão vida às personagens principais. 
                                               ...  / / ...

Se Eddie Redmayne ganhou o Óscar em "A Teoria de Tudo", 
o que dizer de Hilary Swank neste fime? 
Drama intenso, interessante e hilariante em alguns momentos, com duas atrizes em destaque (a jovem Emmy Rossum vai dar que falar no futuro) a demonstrarem que "acting" é um trabalho exigente que implica muita versatilidade. 
No restante elenco, vários actores de nomeada mas a naturalidade com que se apresentam à frente das câmaras é estonteante, estrondoso mesmo. 
Quanto ao filme foi dos melhores que vi, neste Verão - muito humano e sensível, que nos dá a conhecer o lado positivo, feliz, alegre das pequenas coisas da nossa vida. 
Recomendo vivamente, embora já tenha saído de exibição nos cinemas.


Bec, preparando a casa para o Natal ...

quando vejo filmes tão reais, histórias de vida a sério, entro para a cena, 
como se um dia isso pudesse acontecer comigo 
e, desejei (caso precise) 
que um dia eu tenha a sorte de encontrar uma Bec na minha vida.

... / / ...

Na pele do cientista britânico em “A Teoria de Tudo” (2014), Eddie Redmayne ganhou o Oscar de melhor ator. 

Julianne Moore finalmente recebeu a sua estatueta por sua protagonista diagnosticada com o mal de Alzheimer em “Para Sempre Alice” (2014), filme dirigido por Richard Glatzer, junto com seu parceiro Wash Westmoreland – este, falecido no último dia 10 de março, justamente por complicações da ELA.

Produzido antes desses dois filmes, mas estreando somente agora, “Um ponto de viragem” (2014) tem o seu foco na relação que se estabelece entre Kate (Hilary Swank), uma designer e pianista clássica diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica, e sua nova cuidadora e compositora frustrada, Bec (Emmy Rossum), que não tem talento nem para exercer a sua função, nem para se encontrar em sua vida amorosa e profissional. 
Uma amizade inusitada que se fortalece quando o relacionamento da paciente, aparentemente perfeito, com o seu marido Evan (Josh Duhamel) manifesta uma crise.



Hilary Swank dá vida ao papel não é só nos efeitos da progressão da doença,

 indo da restrição dos movimentos à alteração da respiração e da fala, 

mas principalmente nos pequenos detalhes da luta da personagem 

entre a resignação e inconformidade, como nos olhares.